#Crônicas de um [quase] pai — 004


[isto não é uma crônica]

 

O THIAGO e o ONOFRE

Século XXI com o início do XX. O bisneto e o bisavô.IMG_0860

Um que vai nascer, outro que jaz. Uma vida inteira de sonhos à frente.
Uma historia toda deixada que aponta para um futuro genealógico. Primeiros passos e palavras entrelaçadas num legado já cumprido, deixado.

Um pai que não acredita em homenagens mortas aos mortos, mas sim numa maneira de se viver tal que celebre e memore o aprendido por aquele que se foi. Sou eu o pai. Logo, não há maneira mais viva de protagonizar tal memória senão “numa alma fresquinha”, num nome de bebê, aqui num bisneto bebê, você Thiago.

Nascerá provável em julho próximo, motor zerado com parte do nome e modelo inspirados 80 anos antes. Hospital “de ponta” numa das maiores capitais mundiais, já o “bisô” nasceu de parteira nas ‘minas gerais’ interioriana.

Seu primeiro som filhinho, seu chorinho tão aguardado deverá celebrar, memorar e misturar-se ao renascimento de uma nova história antiga, mas também desobrigada, a historia é sua filho, o mundo também será. Vou sim chorar a alegria de tê-lo em meus braços, quiçá também misturado com um ‘riso amarelo’ pela lembrança do seu “bisô” que não tenho mais adulto e velho, mas tenho agora; um pedaço infante, mas meu, dele inteiro em você inteiro.

Você filho vai poder estudar, trabalhar quem sabe só depois dos 18 anos, escolher a profissão, ser artista ou atleta. Meu vovô filho, o ‘Nófo’, foi pedreiro de colher cheia, pai de sete (03 homens e 04 mulheres), corinthiano com orgulho, ergueu os muros de “nossa fazendinha” parque são jorge, analfabeto sem orgulho. Alcoólatra antes de ser cristão, negro antes de ser gente, ‘africano’ (Roque, sobrenome angolano vindo da Trisavó) antes de brasileiro, descendência.

Imagem 001

Você vai ter voz, vez e voto, o bisô não votava, não tinha dentes feito você, mas não por velhice, apanhava no bar, apanhava da vida de trabalhador braçal num país préindustrializado, nosso tupi-País. Até conhecer Aquele que ele me apresentou quando nasci, Jesus filho. Papai ia com ele e a bisá Marta pras EBD’s na Cristã Pentecostal*, que alegria, foi lá Thiago que eu conheci meu “grande amigo”, espero que você também o conheça, aposto que Ele também quer ser seu amigo, o melhor. 

Se seu papai é algo parecido com um homem honesto e sisudo hoje, é por causa do seu segundo nome filho, influenciou meu caráter, profissão, humor,  o Onofre, sim ele, agora em parte você. Se sou um profissional bem colocado no mercado hoje, tem haver com ele também. Meus serviços como “seu ajudante” de pedreiro, as reformas em sua casa, seu jeito silencioso em escutar e seco em decidir, até a compra escondida de sua Marlzebier estão encarnados em mim.

Neste ano Thiago (2013), “seu Onofre” faz-se já ausente por 06 anos, eu disse ausente, nunca distante, memória misturada à saudade, parecido com você que neste mês faz-se já no 6º mês gestacional, tá aqui pertinho, um pouco ausente, mas distante nunca.

Você já é tudo que há de melhor em mim e carregará no nome uma sagrada história de quem fez o melhor por mim, me ensinou a erguer a cabeça e ser uma pessoa digna, digna no pouco e no muito, principalmente no pouco, e isso é tudo.

Ele, o Onofre, fez o melhor por mim, o melhor nas moedas de R$1 para o doce (no tempo que uma moeda de R$1 dava muito doce) ou para a passagem de ônibus, o melhor me chamando e acordando com aquela ‘voz rouca’ para ir à escola às 6h e tanto, o melhor deixando eu me afagar em seu colo mesmo depois de grande enquanto assistia TV com ele em silêncio, daqueles silêncios que falam.

Este é o início resumido do significado de seu nome filho, Thiago Onofre Neves Lima. Bisneto do Onofre Roque [in memorian], meu avô materno. 

Não é uma explicação de, é um relato histórico sobre, onde quem assina o relato sou eu.

 

Com amor, seu [quase] pai, Thiago Roque Pereira Lima.

SP. 23/abr/2013.

_________________________________________________________

*IECP – Igreja Evangélica Cristã Pentecostal

 

Deixe uma resposta, opine.

