Resposta ao meu Lamento


In Memorian ao amigo Jeferson Ferreira, nosso eterno Jé Paquito (Jé-Jepá-@jefersoul) do Ibab Jovem (@ibabjovem), que de maneira aparentemente “injusta”, espantosa e repentina foi retirado de nós, no último dia 14.

Ps.: Esse é o meu “lamentável” desabafo. Não quero necessariamente que faça sentido a todos que o lerem, tão pouco consigo acreditar que “ele – o ” esteja lendo isso. Espero somente que os mais chegados e também amigos meus e do Jé, consigam me entender e quem sabe sentir o que eu sinto nestas palavras, caso contrário me desculpem.

Como estou triste por você, “Jeferson”, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, preciosa! (…)

Davi para Jonatas, II Samuel 1.26 [NVI]


O CARRO DOS CHURROS

O carro dos churros chegou [2x];

Churros quentinhos, churros caseiros;

CHURROS, CHURROS;

Churros na hora, têm até de brigadeiro; Vem comer churros, não fique parado;

Têm até de leite condensado;

Ele é saboroso, isso você sente quando experimenta o de doce de leite;

Mas o que você quer, o que você quer mais; Tudo isso por apenas dois reais…

Dindororóin, Dindororóin; Dindororóin, Dindororóin; HuhHuh…

Vou sentir saudades de vê-lo cantando esta paródia, saudade do estalo no aperto de mão (amizade forte), saudade do abraço verdadeiro e aconchegante ao som do: IAI VAGABUNDU!?. Saudade das idas a Fundação Casa [FEBEM], de ver como ele conquistava as pessoas facilmente, sem fazer força, sendo ele mesmo.
O carro dos churros sempre chegava, e chegando adocicava nossas vidas. Ele trazia alegria a todos como se fossemos crianças ganhando um doce do pai, do avô, do irmão! E o melhor, pagavamos sempre “apenas [simbólicos] R$2,00 por tudo isso”, ou seja, não pagavamos nada por essa imensa, eufórica e contagiosa amizade.
Agora sinto, que além do “carro dos churros” ter ido embora, foi junto um carro que possuía o cerne do nosso amigo, o “carro dos sonhos” do jovem-amigo-irmão que tinha muito à trilhar!

MEMORIAL:

– Deixo meu POST;

– Deixo uma MÚSICA;

– Deixo meu LAMENTO;

– Deixo meu PROTESTO;

– Deixo meus TUÍTES;

– Deixo minha ESPERANÇA;

Meu POST,

Pena voltar ao blog após longo tempo ausente, para deixar este post como Memorial ao eterno amigo, . Mas não tive dúvidas que deveria fazê-lo! Não estou homenageando-o com isso, estou fixando ele mais em minha memória, para quem sabe agir com respeito a seu caráter memorável e assim homenageá-lo! Também, com isso procurando e dando uma resposta a este meu lamento.

Uma MÚSICA,

…Meu amigo
Amigo, hoje a minha inspiração
Se ligou em você
E em forma de samba
Mandou lhe dizer
Tâo outro argumento
Qual nesse nomento
Me faz penetrar
Por toda nossa amizade
Esclarescendo a verdade
Sem medo de agir
Em nossa intimidade
Você vai me ouvir

Foi bem cedo na vida que eu procurei
Encontrar novos rumos num mundo melhor
Com você fique certo que jamais falhei
Pois ganhei muita força tornando maior
A amizade
Nem mesmo a força do tempo irá destruir
Somos verdade
Nem mesmo este samba de amor pode nos resumir

Quero chorar o seu choro
Quero sorrir seu sorriso
Valeu por você existir amigo

Quero chorar o seu choro
Quero sorrir seu sorriso
Valeu por você existir amigo

Meu LAMENTO,

Só posso lamentar, não encontro palavras minhas que me consolem, ou que possa consolar plenamente outros amigos com a mesma dor, nem que possa consolar os famíliares do amigo que se foi.

Lamento não ter abraçado o Jé mais, não ter dito mais que o amava, amava nossa amizade, amava seu exemplo de vida. Amo!

Lamento não ter feito um post dele aqui antes, sobre sua notoriedade enquanto conosco, sua genealidade e elegante alegria, sua simplicidade e humildade.

Lamento não ter sido ainda mais amigo, podia ter sido mais. Lamento só poder lamentar agora.

Lamentar estar longe “de casa” neste episódio trágico ao nosso circulo de amizade, não servir de consolo a nenhum amigo, também não ter ombros pra chorar, braços pra abraçar. Lamento.

Lamento não conseguir acreditar em coisas ilusórias [pra mim], como crer que ele está agora “olhando pra mim”, crer que ele está lendo meu texto em sua memória, crer que homenageio ele com minhas palavras e emoções simplesmente. Só creio que homenageamos os que se foram, quando vivemos de maneira coerente com aquilo que eles nos ensinaram enquanto estiveram aqui. Por isso, é um Memorial, não uma homenagem. Este sou eu, lamento!

Meu PROTESTO,

Protesto e atesto a falência do projeto humano iniciado em Adão, o projeto “meu umbigo é mais importante” e “não tô nem ai pra Deus”, logo não tô nem ai pro humano mais próximo. Causa de muito, senão, todo mal que aconteceu, acontece e acontecerá no mundo, nosso mundo.

Protesto assim contra, a pressa que “nosso-meu estômago” impõe à nossa vida. Furo a fila, entro empurrando no metrô, buzino e chingo como se – SÓ EU – tivesse que chegar ao meu destino, ultrapasso o caminhão mesmo que ele já esteja tentando fazer outra ultrapassagem, não meço as consequências de minha pretensa pressa e fome, e assim mato quem quer chegar antes de mim, ou quem quer atrapalhar meu plano de chegar primeiro cruzando meu caminho. Mando embora mais cedo o “carro dos sonhos” de outros. Protesto a súbita e dolorosa partida do meu amigo, que foi antecipada por razão deste projeto humano falido! Protesto!

Meus TUÍTES,

Minhas poucas e resumidas palavras de lamento ao no Twitter, desde o primeiro às 4h (UK) da manhã do dia 15 ao último as 17h10 (UK) do dia 16 de março de 2011:

  1. #LUTO
  2. Como achar justa a partida de um amigo, e ainda de um amigo irmão, e do irmão mais alegre da turma, um irmão com muito ainda pra se viver!?
  3. Amigos têm ligações?! Não sei, mas estava muito estranho, virando na cama até receber a má noticía do @jefersoul! Agora não me viro mais!
  4. ECLESIASTES #TUDOÉVAIDADE#LUTO
  5. Amigo, irreparável perda, por mais que se conquiste/ganhe outro, nunca mais terá o que se foi! Que minha memória/lágrima honre o @jefersoul!
  6. Enquanto aqui amigo, nossa amizade foi legítima, as conversas consagradas, aprendi viver contente, ser menos eu, mais você @jefersoul!#LUTO
  7. Lembro das noites nas padarias, das caronas pelas madrugadas, das risadas desesperadas, das frases de improviso, improRISO! @jefersoul#luto
  8. [Meu RT do Fabricio Cunha] Não sei lidar com a morte. E não tente me ensinar. Não quero aprender. #luto @jefersoul
  9. LAMENTO! @jefersoul#LUTO
  10. LAMENTO, nada mais! Procurando resposta pra este NOSSO LAMENTO! Provável que só encontremos NAQUELE DIA! @jefersoul#LUTO#SAUDADEETERNA
  11. @lacerenzaleo @Lie_Victor, obrigado! Difícil, parecer que está mais longe ainda do amigo(@jefersoul) que se foi! Levarei sua alegria comigo!
  12. Como estou triste por você, “Jeferson”, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, preciosa!(…)Davi em 2SM1.26 #LAMENTO
  13. Sinto, invés do “carro dos churros” ter ido embora, foi-se o “carro dos sonhos” do jovem-amigo-irmão com muito à trilhar! @jefersoul#LUTO
  14. MOURNING! @jefersoul
  15. Sem rosto, sem jeito! Apenas o LAMENTO! #LUTO @jefersoul
  16. Óh morte, covarde! Escondes tua face, te vemos pelas costas, à custa de nossos amados! Sou contra ti, pois não há louvor! @jefersoul#LUTO
  17. Recomendo a msg do @edrenekivitz, a todos que estão no LAMENTO pelo @jefersoul: http://www.ibab.com.br/mensagens/20081019_noite_erk.mp3
  18. Fica aqui o meu LAMENTO pelo @jefersoul aos amigos: Carol Romero, Danilo Romero, Fernando Teles, Ricardo Teles! O Espírito nos console!
  19. Lembro desse dia! SAUDADESEMFIM, JÉH ( @jefersoul)! (@tadeubara)http://yfrog.com/gz9ntbcj
  20. Não estou aqui na Inglaterra! Estou no Brasil, com os amigos do @ibabjovem, chorando o lamento da partida do encantador @jefersoul! #LUTO
  21. [Jung Mo Sung] Ser humano, diferente de outros animais, tem consciência da sua finitude e da morte, pq é capaz de imaginar o infinito e o além da morte.
  22. @jungmosung finitude serve para eu saber que não sou deus. E imaginar o além da morte (palpites não palpáveis) pra que serve? Me ajude!
  23. [Jung Mo Sung] @ThiagoPereg vc só sabe que é mortal pq é capaz de imaginar pós-morte, pois sem isso ñ saberia q há um limite q ñ me deixa ser imortal
  24. @jungmosung Obrigado! Só queria que fizesse mais sentido isso, pois não me reconforta “imaginar um possível” encontro com o @jefersoul! Abs
  25. @jungmosung Mas sei, que querer não tem ligação direta com o que realmente É (existe)! Obrigado!
  26. Vou blogar meu LAMENTO em memorial ao eterno e amado @jefersoul!

Minha ESPERANÇA,

Ele que é consolo bem presente na tribulação, para aqueles que n’Ele esperam [confiam], me deu esperança e resposta ao meu lamento.

Tenho esperança naquilo que não vejo, só quando unido àquilo que o Senhor me diz. Neste caso, aquilo que vi nos momentos vividos com e no , somado com o que o Senhor falou:

I Tessalonicenses 4.13-18 [NVI]

Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.

Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com Ele, aqueles que Nele dormiram².

Dizemos a você, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo³ ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

Consolem-se uns aos outros com essas palavras. 

Lucas 14.15 [NVI]

Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete* do Reino de Deus”.

Apocalipse 19.9 [NVI]

E o anjo disse: “Escreva: Felizes os convidados para o banquete* do casamento do Cordeiro!” E acrescentou: “Estas são as palavras verdadeiras de Deus”.


²Logo, sei que o dorme no Senhor, ele caminhava com o Mestre, como ele mesmo disse: “na moral, Jesus disse que estaria comigo até o final, isso é tudo que eu preciso, viver é assumir o risco, o pão da vida num é petisco”, o Abba o trará consigo naquele dia. Isso me consola e dá esperança.

³Sei que o morreu em Cristo, entregou sua vida ao Filho e sendo batizando mortificou-se para ressuscitar com Ele, e ele ressuscitará primeiro naquele dia. Isso me consola e dá esperança.

*Os banquetes continuarão lá junto do Abba, as churrascadas, as conversas, as risadas, a comunhão, quem sabe até cantemos o “carro dos churros”, pois diz na palavra que louvaremos o Abba continuamente lá, e tenho a certeza que O louvavamos sempre que juntos com o Jé cantavamos e nos alegravamos. Isso me consola e dá esperança!

Por sua memória na minha memória, amigo !

Saudade e amizade eternas,

Thiago Lima – Barraka, UK – 18/03/2011.

Deixe uma resposta, opine.

